Por que é tão difícil entender um americano falando? Sim, é difícil e está tudo certo com isso!

Uma situação comum: você estuda inglês todas as semanas, três dias por semana, duas horas por dia. Faz todos os exercícios em sala de aula, faz lições, estuda para as provas, tira ótimas notas nos exercícios de escuta (os listenings). Mas quando chega a hora de conversar com um nativo da língua inglesa – um americano, por exemplo -, você não entende nada do que ele está dizendo. O que acontece? Você não tinha as melhores notas de inglês?

Muitas escolas usam apenas o sistema de listening do livro para ajudar os alunos nesse campo de estudo. Os áudios dos livros didáticos são gravados em estúdios, com pessoas que seguem um roteiro e emprestam suas vozes. Aquilo que se escuta nas ruas é algo bastante diferente.

E aqui estão alguns motivos para você não entender um nativo falante de primeira:

✅ Eles falam rápido

Você pode não perceber, mas brasileiros também falam português rápido várias vezes! Porque estão empolgados, assustados, com pressa… ou porque esse é o ritmo natural da pessoa, mesmo. E quando falam nesse ritmo natural, algumas palavras se emendam nas outras, nem todos os sons saem claramente e você escuta “I’m gonna stay” em vez do gramaticalmente correto “I’m going to stay”, e “I want to leave” vira “I wanna leave”. Essas formas mais abreviadas são as mais comuns na fala do dia-a-dia, e você não as escuta nos listenings do material didático.

✅ Eles se interrompem e hesitam

Quando você está falando em português com um amigo, muitas vezes um não deixa o outro terminar. Não é uma questão de falta de educação. Às vezes você entende o que ele está dizendo antes de ele terminar, ou ele se lembra de algo que você esqueceu e interpela. Isso é comum em todas as línguas! Por isso, quando você escuta dois americanos conversando no metrô, pode não entender nem mesmo qual é o assunto em questão. Quando a conversa é entre duas pessoas, elas usam seus próprios códigos, e nem sempre terminam de falar o que começaram.

Hesitações são corriqueiras também em todas as línguas. Quando você não se lembra de um nome ou de um lugar e começa a dizer “huumm”, ou “aaaahh…”, por exemplo, você está hesitando. Isso também acontece em inglês – e, às vezes, eles não usam nem mesmo os mesmos sons que nós. Isso também atrapalha sua compreensão.

✅ Eles erram e usam variações

Assim como nós em português, o americano também não fala perfeitamente. Eles também erram pronúncias, enrolando a língua e nos confundindo com as palavras às vezes. Esses erros deixam a fala difícil de entender, também! Além disso, nem todos falamos igual, mesmo que estejamos falando a mesma língua. Nos cursos de idiomas, aprendemos um inglês padrão e a linguagem padrão costuma ser falada por um grupo pequeno de pessoas. Mais para a periferia da cidade grande, você vai encontrar outras palavras, gírias, ritmos de fala. Se sair da região central, pode encontrar até outros dialetos. Existe muito vocabulário que é regional e nunca vai para os livros didáticos. Fica bem difícil de entender!

Então, é impossível aprender o inglês falado sem nunca ter saído do país? Sim, é possível, mas não fácil. Você deve procurar materiais fora de sala de aula. Procure ver filmes, escutar músicas diversas, escutar programas de rádio e podcasts – nesses últimos, a linguagem é ainda mais natural e espontânea. Quando tiver oportunidade, converse com nativos ou escute-os conversarem. Isso pode acontecer em alguns eventos acadêmicos, esportivos ou sociais.

Assim, você vai se acostumar a ouvir a língua em plena ação. Ah, sabe quando está no metrô ou ônibus e escuta aquelas pessoas falando em outro idioma? Sim, preste atenção na conversa delas…

Sei que você não é de ouvir conversa alheia, mas esse momento será muito rico para que aprimore seu listening e passe a ter mais facilidade na compreensão da língua inglesa.

Não deixe a tarefa apenas para a sala de aula! Que recursos você dispõe para treinar o inglês real?

Forte abraço e até breve! Carlos Marques

Posts Relacionados

Tire suas dúvidas sobre a Must!

(ao preencher, você será redirecionado ao whatsapp)