Como lidar com o medo de errar? 3 dicas preciosas para lidar com esse medo de uma vez por todas.

Em qualquer turma de inglês, existem dois tipos de aluno que se destacam de primeira: um deles é o aluno expansivo, que fala o tempo todo, responde todas as perguntas, questiona, interage, se empolga enquanto fala. O outro tipo é o oposto. O aluno que sempre fica quieto, nunca quer ser o primeiro a responder, tem medo de ser chamado para falar alguma coisa, evita se comunicar no novo idioma. Esses alunos têm diferenças que podem afetar todo o aprendizado.

O segundo tipo tem dificuldades de desenvolver seu inglês, especialmente o falado. Ele não quer se expor na frente da classe porque tem medo de errar e, por isso, não abre margem para que o professor o corrija. É um medo comum entre alunos,

principalmente a partir da adolescência. Ninguém gosta de saber que está errado.

Então, as pessoas se fecham com suas dúvidas e não falam nada para ninguém, para não parecerem bobas. O problema é que essa mesma pessoa pode ter vários problemas relacionados à língua que não vão ser resolvidos sem que ela exponha para o professor. Ou ainda, se esse aluno falar um inglês excelente, ele nunca vai ter certeza disso e vai continuar inseguro.

O primeiro tipo de aluno, por outro lado, desenvolve suas habilidades linguísticas mais rápido. Ele tem suas falhas corrigidas no ato e pode se aperfeiçoar a partir dessa correção. Quando um aluno não se deixa corrigir, o trabalho do professor fica muito mais difícil. É preciso usar manobras didáticas para arrancar qualquer palavrinha do aluno e poder avaliar como anda o inglês dele. Em muitos casos, os professores vão preferir o aluno que é mais falante, e vão ajudá-lo mais – já que ele permite essa ajuda.

Errar para aprender é normal!

Você tem medo de errar nas aulas de inglês? Então pense em quando você começou a falar sua língua materna. Cometeu muitos erros, não foi? Demorou muitos anos para que aprendesse a formar uma frase simples. Até os cinco anos ainda falava como um bebê. E até o final da infância, cometeu incontáveis erros até dominar a língua falada e escrita. É um processo que leva tempo e depende dos erros! Se ninguém o tivesse corrigido, você ainda falaria como um bebê.

Aqui vão 3 dicas preciosas para lidar com os medos de falar em sala de aula:

1 – Use uma linguagem simples e decore frases mais importantes. Existem muitas formas de perguntar “tudo bem?” em inglês: “how are you?”, “how do you do?” , “how have you been?” e “what´s up?”, por exemplo. Escolha uma delas e decore-a para usar sempre. Assim, você vai ter segurança em pelo menos uma frase – o que vai ajudar a ter segurança no resto.

2 – Se você não conseguir lembrar como se fala alguma coisa, tente explicá-la. Mas em inglês! Não volte para o conforto da língua materna. Tente usar outras palavras, mímicas ou gestos. Se você quiser usar a palavra “boneca”, “doll” em inglês e não souber como dizê-la, pode dizer “that toy that girls love to play with” (aquele brinquedo com o qual meninas adoram brincar) e fazer gestos até que a outra pessoa descubra o que você quer dizer.

3 – Aprenda a pedir para que as pessoas repitam ou afirmem o que falaram. Se não tiver certeza do que a outra pessoa falou, repita o que entendeu com suas próprias palavras, em forma de pergunta, para confirmar se está certo. E aprenda a pedir que ela fale de novo! Frases como “could you repeat please” (você poderia repetir, por favor) ou “would you say it again, please” (você falaria isso de novo, por favor) são muito úteis.

Além disso, continue estudando! Aprender cada vez mais é essencial para se livrar da insegurança. Deixe a timidez de lado e melhore seu aprendizado!

Abraços e até a próxima

Carlos Marques

Posts Relacionados

Tire suas dúvidas sobre a Must!