A importância do reforço e da revisão no aprendizado

Em uma escola comum, antes de uma grande prova, é normal que os alunos peçam uma revisão da matéria para o professor. Revisa-se, então, a matéria inteira, o que pode não ser muito efetivo quando as dúvidas são mais direcionadas para este ou aquele conteúdo. E alguns alunos saem perdendo, porque nem todo o conteúdo pode ser coberto. Uma escola de idiomas bem estruturada, no entanto, trabalha com o reforço e a revisão individual, método muito importante para o desenvolvimento completo do aluno.

Entenda o conceito de revisão

A revisão deve acontecer de duas formas: uma revisão feita pelo aluno, sozinho, e outra feita pelo professor junto ao aluno, individualmente, em um momento fora do horário de aula. É comprovado que a revisão ideal deve ser feita dentro de cinco dias do conteúdo dado. Se o aluno puder fazer, sozinho, uma revisão dentro de vinte e quatro horas, é ainda melhor. Mesmo que ele precise de uma revisão orientada, vai ter mais clareza de quais são suas dúvidas. Nessas revisões, o aluno deve também conferir qual o conteúdo que está sendo estudado e quais são suas dificuldades.

Uma das funções principais da revisão é garantir que o aluno esteja preparado para passar para a próxima etapa de construção de conhecimento. Quando se estuda um idioma, muitos conteúdos são uma base para que se entenda outros mais avançados. Por exemplo, se o aluno compreender bem o uso do verbo auxiliar “to do” para fazer uma pergunta – Do you have a car? -, vai ser bem mais simples compreender o uso de outros verbos auxiliares com função similar, como “can” ou “will” – Can you have a car? Will you have a car?

Assim, se o conhecimento não se solidificar na primeira ou na segunda vez que o professor explicar a matéria em sala de aula, e nem na revisão feita pelo aluno em casa, o professor deve sugerir que o aluno faça uma revisão ou um reforço individual antes de partir para a nova matéria.

Como a revisão deve ser feita?

As aulas individuais de reforço devem ocorrer em um clima confortável e seguro, para que o aluno não tenha nenhum tipo de receio de mostrar ao professor o que não entendeu e para que possa, assim, começar a retomar o conteúdo. É importante que essa mesma segurança seja algo normal em sala de aula, com toda a turma, mas é comum que nessa ocasião alguns alunos se sintam intimidados pela presença dos colegas e não compartilhem suas dificuldades. Nas aulas de revisão, no entanto, o aluno deve estar completamente confortável para sanar suas dúvidas.

Por isso, é importante que o aluno assista aulas presenciais, com professores qualificados e preparados para entender as necessidades individuais de cada um. O reforço individual só funciona completamente quando aluno e o professor estão em sintonia. Se você ainda não estuda inglês em uma escola de idiomas, procure por uma que tenha o reforço individual como método de revisão. Essas escolas costumam ter alunos mais bem preparados e com maior fluência na língua do que aquelas que não dão a devida importância para isso.

Aqui na Qualify, todas sextas feiras a agenda dos professores é aberta para que os alunos possam agendar aulas. O objetivo é tornar o aluno o mais confortável possível com o idioma, ganhando assim mais segurança para se comunicar.

Você possui alguma técnica para revisar o conteúdo aprendido em sala? Compartilhe com os leitores através dos comentários!

Posts Relacionados

Tire suas dúvidas sobre a Must!